segunda-feira, 18 de junho de 2012

Parabens ^-^


SAIBA MAIS

O que é química?
Ciência quer dizer conhecimento em latim, sendo assim, a Química é o conhecimento ou a ciência que estuda as propriedades e as transformações que ocorrem na matéria e a energia acorrida nesses processos.
A Química está presente em nosso dia a dia, como por exemplo, nos medicamentos, nas pilhas e baterias, nos processos de corrosão.

Como a química é dividida?
A Química é dividida em:
Química orgânica – ciência que estuda as propriedades da composição e das reações químicas dos compostos organidos do carbono.
Química Inorgânicaciência que estuda as propriedades da composição e das reações químicas dos demais compostos elementos químicos.
Físico-Química ciência que estuda questões químicas relacionadas à Física.
Química Analíticaciência que analisa amostras químicas para descobrir sua composição estrutural e quantidade de elementos químicos.
  

 


Físico-Química

O que é físico-química?
A corrosão dos metais é um tema que esta parte da química estuda.
A corrosão dos metais é um tema que esta parte da química estuda.
A Físico-Química é a ciência que nos proporciona instrumentos para interpretar e dominar os fenômenos naturais. Na base dessa ciência encontram-se os princípios fundamentais da termodinâmica, classicamente ensinados a partir do comportamento dos sistemas macroscópicos.

Ela também compreende a física, sendo a disciplina que estuda as propriedades físicas e químicas da matéria, através da combinação de duas ciências: a física, onde se destacam áreas como a termodinâmica e a mecânica quântica, e a química. Suas funções variam desde interpretações das escalas moleculares até observações de fenômenos macroscópicos.
A Físico-química moderna possui áreas de estudo importantes como a termoquímica, cinética química, química quântica, mecânica estatística e química elétrica. A Físico-química também é fundamental para a ciência dos materiais.

Para Refletir


"Qualquer um que não se choque com a

Mecânica Quântica é porque não a entendeu."

(Niels Bohr)


 


"Fé e razão são como a dualidade-onda partícula:pode-se ter as duas coisas, mas nunca ao mesmo tempo."
(Alberto Präss)


Química Quântica

A Química quântica estuda conceitos relacionados aos elétrons presentes na eletrosfera de um átomo. Essa ciência tem como base os princípios da mecânica quântica, foram eles que inspiraram o pesquisador Werner Heisenberg (1901-1976) a propor um modelo quântico para o átomo. 
Antes de introduzir o conceito de Heisenberg, observe a eletrosfera de um átomo: 



Com base na imagem acima podemos afirmar que: 
- A eletrosfera, onde estão localizados os átomos, circula todo o núcleo atômico (composto por prótons e nêutrons); 

- Os elétrons estão em movimento constante demonstrado pelas órbitas (anéis azuis). 



Daria para saber onde exatamente um elétron se posiciona na eletrosfera? É claro que não, uma vez que estão sempre em movimento de rotação ao redor do núcleo. 

Foi baseado neste questionamento que Heisenberg criou o "Princípio da Incerteza" onde, como o próprio nome sugere, não se pode afirmar que exista uma órbita definida para o elétron. No mesmo parâmetro introduziu o conceito de Orbitais: local onde existe a maior probabilidade de se encontrar um elétron. 

Orbitais são considerados como nuvens onde se localizam os elétrons. Como a eletrosfera se localiza ao redor do núcleo, imagine os orbitais como sendo nuvens eletrônicas que circulam a parte central do átomo. Para um melhor entendimento, considere a ilustração: 

No desenho acima, os orbitais são representados pelas formas ovais roxas e azuis. Repare que o núcleo do átomo é caracterizado pela presença das esferas amarela e rosa (prótons e nêutrons). 


Referência: http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-quantica.htm

domingo, 17 de junho de 2012

Macete - Tabela Periódica


Metais Alcalinos


Uso: Para lembrar elementos da tabela periódica da família dos alcalinos: Li, Na, K,Rb,Cs,Fr

Macete: "Li Na Kartilha Robinson Crusoé Francê = Li, Na, K,Rb,Cs,Fr"

Metais Alcalinos Terrosos


Uso: Para lembrar a familia dos alcalinos terrosos: B, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra
Macete: "Bela Magrela Casou-se com o Senhor BaRão = B, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra"

Elementos da Tabela Periódica


NOME DOS COMPOSTOS QUIMICOS (Familia 1a à 8a)


1A - LiNaK Robou Césio da França
Li- lítio, Na - sódio, K - potássio, Rb -rubídio, Cs - césio, Fr - francio


2A - Bela e Magnifica Casa do Sr BaRao
Be - berilio, Mg - magnesio, Ca - calcio, Sr - estroncio, Ba - bario, Ra -radio


3A - Belas Alunas Galinhas Indo Telefonar
B - boro, Al - aluminio, Ga - galio, In - indio, Tl-telurio


4A - Casou Silicia Germana com Senador Paraibano ou Como a Simone Gerimunda Somente Pela Bunda!C - Carbono, Si - Silicio, Ge - germanio, Sn - estanho, Pb - chumbo


5A - Nossos Pais Assam Saborosos Bifes
N - nitrogenio, P - fosforo, As - astato, Sb-antimonio, Bi - bismuto


6A - Os Sete Poloneses
O - oxigenio, S - enxofre, Se - selenio, Te - telurio, Po- polonio


7A - Fiat Claro Branco Inteiramente Atolado ou Foi Clóvis Bornai que Incendiou Atenas!
F - fluor , Cl - cloro, Br - bromo, I - iodo, At - astato


8A - Helio Nem Argumentou Kravou Xereca da Rainha ou Helio Negou Armas de Kriptonita ao Xerife Radonio
He - helio, Ne - neonio, Ar - argonio, Kr - kriptonio, Xe - xenonio, Rd - radonio

Tabela de Linus Pauling


Uso: Para gravar a ordem da tabela de Linus Pauling: S, P, D, F:
 
Macete:  Sapo Pula Dando Facadas,
                Sebastião Pereira De Freitas,
                Sepultura Para Defunto Fresco

Supercondutores


     Sem dúvida uma inovação tecnológica que irá mudar e melhorar a vida de todo o planeta, porém, os custos ainda são muito altos.




Revista #1

Estamos lançando hoje, a primeira edição de nossa revista, com parceria do pessoal do quimicafatal.blogfatal.com ! Confira online em: http://www.myebook.com/index.php?option=ebook&id=133697






sábado, 16 de junho de 2012

|o|



de:   https://www.facebook.com/quimicadadepressao

Tirinha

O lado estranho da química.....
 




Radiação

O que é radiação? 
 É uma forma de transmissão de energia à distância que acontece de duas maneiras diferentes: ou por meio de pequenas partículas que se deslocam com grande velocidade, ou por ondas de natureza eletromagnéticas similares a luz. A radiação de natureza particulada é caracterizada por sua carga, massa e velocidade: pode ser carregada ou neutra, leve ou pesada, lenta ou rápida. Prótons, nêutrons e elétrons ejetados de átomos ou núcleos atômicos são exemplos de radiação particulada. A radiação eletromagnética é constituída por campos elétricos e magnéticos variando no espaço e no tempo.
  • Radiações eletromagnéticas: luz, microondas, infravermelho, ondas de rádio, radar, laser, raios X, radiação gama;
  • Radiações sob forma de partículas (com massa, carga elétrica, carga magnética mais comum): feixes de elétrons, os feixes de prótons, radiação beta, radiação alfa.E radioatividade? Está associada diretamente ao núcleo do átomo, na qual ao final do processo de reação o núcleo sofre alteração. 
    Ao contrário da reação química em que o núcleo permanece inalterado,sofrendo mudanças apenas na eletrosfera do átomo. Por isso, é importante que você perceba a diferença entre uma reação química e uma reação nuclear. Já uma reação nuclear, por sua vez, provocará alterações no núcleo do átomo, fazendo-o com que se transforme em outros elementos e emita raios alfa, beta e/ou gama.
    Os elementos químicos que emitem radiações sob forma de partículas são chamados de elementos radioativos.
    O que é radiação ionizante? São as radiações que produzem íons, radicais e elétrons livres na matéria que sofreu a interação. A ionização se deve ao fato das radiações possuírem energia alta, o suficiente para quebrar as ligações químicas ou expulsar elétrons dos átomos após colisões.

    APLICAÇÕES DAS RADIAÇÕES
    Radioterapia Consistem na utilização da radiação gama, raios X ou feixes de elétrons para o tratamento de tumores, eliminando células cancerígenas e impedindo o seu crescimento. O tratamento consiste na aplicação programada de doses elevadas de radiação, com a finalidade de atingir as células cancerígenas, causando o menor dano possível aos tecidos sãos intermediários ou adjacentes.
    O que é Raio-X? É radiação eletromagnética com comprimento de onda de 10-11 a 10-8 m (0,1 a 100 Å), resultante da colisão de elétrons produzidos em um catodo aquecido contra eletrons de anodo metálico.

    A radiografia é uma imagem obtida, por um feixe de raios X ou raios gama que atravessa a região de estudo e interage com uma emulsão fotográfica ou tela fluorescente. As doses absorvidas de radiação dependem do tipo de radiografia. Como existe a acumulação da radiação ionizante não se devem tirar radiografias sem necessidade e, principalmente, com equipamentos fora dos padrões de operação. Para evitar exposição desnecessária, deve-se ficar no momento do disparo do feixe, protegido por um biombo com blindagem de chumbo.
    Radioisótopos Existem terapias medicamentosas que contêm radioisótopos que são administrados ao paciente por meio de ingestão ou injeção, com a garantia da sua deposição preferencial em determinado órgão ou tecido do corpo humano. Por exemplo, isótopos de iodo para o tratamento do cancro na tiróide.
    Mapeamento com radiofármacosTem o objetivo de marcar moléculas de substâncias que se incorporam ou são metabolizadas pelo organismo do homem, de uma planta ou animal. Por exemplo, o iodo-131 é usado para seguir o comportamento do iodo -127, estável, no percurso de uma reação química in vitro ou no organismo. Nestes exames, a irradiação da pessoa é inevitável, mas deve-se ter em atenção para que esta seja a menor possível.
    Irradiação de alimentosApesar da água e alguns alimentos conterem radioisótopos (em baixas quantidades), é possível utilizar a técnica de radiação para conservação dos alimentos. A irradiação pode impedir a multiplicação de microrganismos que causam a deterioração do alimento, tais como bactérias e fungos, pela alteração de sua estrutura molecular, como também inibir a maturação de algumas frutas e legumes, através de alterações no processo fisiológico dos tecidos da planta.

    GamagrafiaConsiste na impressão da radiação gama em filme fotográfico. Podem ser usadas para revelar algum equipamento quebrado dentro de uma máquina ou uma tubulação rompida de um oleoduto; as empresas de avião realizam impressões constantes para verificar se há rachaduras nas partes metálicas e soldas.

    Arqueologia Pesquisadores utilizam o carbono-14 (isótopo do carbono) para fazer a datação de fósseis de madeira, papiros e animais de valor histórico. O carbono-14 resulta da absorção continua de neutrons dos raios cósmicos pelos átomos de nitrogênio, que ao se combinar com o oxigênio forma o gás carbônico (14CO2), que é absorvido pelas plantas durante a fotossíntese. O 14C tem meia-vida de 5730 anos, o que permite a medição desse material na amostra, ‘sabendo’ a possível idade da mesma.
    EXPOSIÇÃO A RADIAÇÃO
    Com a repercussão da II Guerra Mundial, na cidade de Hiroshima, Japão, a cidade foi destruída e 90 mil pessoas morreram no mesmo dia. Três dias após o primeiro ataque, outro avião atacou a cidade de Nagasaki. O ataque resultou em mortes imediatas de 40 mil pessoas. Doze horas depois do ataque, ainda era possível ver o fogo na cidade de Nagasaki. Até o final de 1945, cerca de 210 mil pessoas tinham morrido nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e outras milhares sofreram ferimentos sérios de queimaduras e os efeitos da radiação pós exposição
    A exposição à radiação ionizante pode danificar nossas células e afetar o nosso material genético (DNA), causando doenças graves, levando até a morte.
    São basicamente três fatores que podem gerar complicações devido a exposição a radiação: tempo de meia vida do elemento radioativo; tempo de exposição e dose do material radioativo.
    UM POUCO DE HISTÓRIA…
     Em meados de 1896, o físico W.C. Roentgen (1845-1923) descobriu raios capazes de atravessar diferentes materiais e escurecer filmes fotográficos, batizando os mesmos de Raios-X.  Estes são produzidos quando uma máquina acelera elétrons e os faz colidir contra uma placa de chumbo, ou outro material. Na colisão, os elétrons perdem a energia cinética, ocorrendo uma transformação em calor (quase a totalidade) e um pouco de raios-X. Estes raios atravessam corpos que, para a luz habitual, são opacos. O expoente de absorção deles é proporcional à densidade da substância. Por isso, é possível obter uma fotografia dos órgãos internos do homem com os raios-X.
    ¥ Em 1896, Becquerel, descobriu a radioatividade, através de experimentos baseados na “sensibilização” de filmes fotográficos quando expostos a sais de urânio. Ou seja, o urânio emitia radiações invisíveis, que seriam radiações de partículas.
    ¥ Com o feito, o casal Curie, após anos de estudo e experimentações, descobriram os elementos Rádio e Polônio, ambos radioativos.
    ¥ Na época em que J. J. Thomson propôs seu modelo (1904), H. Geiger e E. Marsden estudavam o espalhamento de feixes bem colimados de partículas alfa, que já se sabia serem núcleos de átomos de hélio, por finas folhas de ouro, hoje se conhece esse experimento como o de Rutherford (1911).
    ¥ Com a descoberta de Rutherford (átomos divisíveis, com núcleo denso e pequeno, elétrons girando ao redor do núcleo), a teoria atômica de Dalton e Thomson faziam parte do passado.
    ¥ Outros estudos surgiram, Física Quântica, para explicar melhor a composição do átomo, bem como sua estrutura. Isto foi possível com contribuições de vários cientistas: Bohr, De Broglie, Max Plank, Heisenberg, Sommerfeld, dentre outros.
    ¥ Em 1939, o mundo conhece a bomba atômica, cujo funcionamento envolve a energia proveniente dos núcleos de átomos radioativos, construída pelo cientistas J. Robert Oppenheimer (1904-1967), conhecido com o ‘pai da bomba’, e mais um grupo de cienistas, dentre os quais destaca-se: Niels Bohr (1885-1962); Albert Einstein (1879-1955), com sua Teoria da Relatividade e criação da clássica fórmula (e = m.c²),  com o movimento de corpos com pequena quantidade de matéria, com velocidade próximos a da luz, que é de aproximadamente trezentos mil quilômetros por segundo, pode-se gerar uma quantidade enorme de energia com uma pequena quantidade de massa; Enrico Fermi (1901-1954), construiu em 1941 um reator nuclear em uma quadra de squash na Universidade de Chicago, dentre tantos outros.
    ¥ A partir dos efeitos de uso da bomba atômica contra a humanidade, foi criado o Tratado de não Proliferação nuclear (TNP) e o avanço nos estudos para aplicações benéficas da energia proveniente dos núcleos instáveis.

Experiências

Concentração dos Reagentes - Permanganato e Água Oxigenada 

Radioatividade

A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuirem a capacidade de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
A radioatividade foi descoberta no século XIX. Até esse momento predominava a ideia de que os átomos eram as menores partículas da matéria. Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron. Vamos rever um pouco dessa história?
- No ano de 1896, o físico francês Antoine-Henri Becquerel (1852-1908) observou que um sal de urânio possuía a capacidade de sensibilizar um filme fotográfico, recoberto por uma fina lâmina de metal.
- Em 1897, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie (1867-1934) provou que a intensidade da radiação é sempre proporcional à quantidade do urânio empregado na amostra, concluindo que a radioatividade era um fenômeno atômico.
Anos se passaram e a ciência foi evoluindo até ser possível produzir a radioatividade em laboratório. Veja a diferença entre radiação natural e artificial:

Radioatividade natural ou espontânea: é a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza.
Radioatividade artificial ou induzida: é aquela produzida por transformações nucleares artificiais.
 
A radioatividade geralmente provém de isótopos como urânio-235, césio-137, cobalto-60, tório-232, que são fisicamente instáveis e radioativos, possuindo uma constante e lenta desintegração. Tais isótopos liberam energia através de ondas eletromagnéticas (raio gama) ou partículas subatômicas em alta velocidade: é o que chamamos de radiação. O contato da radiação com seres vivos não é o que podemos chamar de uma boa relação.
Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada (filhos, netos). O indivíduo que recebe a radiação sofre alteração genética, que pode ser transmitida na gestação. Os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocando alterações em sua estrutura. O resultado? Graves problemas de saúde como a perda das propriedades características dos músculos e da capacidade de efetuar as sínteses necessárias à sobrevivência.
A radioatividade pode apresentar benefícios ao homem e por isso é utilizada em diferentes áreas. Na medicina, ela é empregada no tratamento de tumores cancerígenos; na indústria é utilizada para obter energia nuclear; e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.


Eletroquímica

O que é Cela Galvânica e Cela Eletrolítica?
Denomina-se cela(ou célula) Galvânica um dispositivo no qual a ocorrência espontânea de uma reação permite a geração de corrente.

Reação não espontânea para forçar a ocorrência de uma reação que não ocorre espontaneamente, mas que é de interesse prático. Essa reação é denominada Eletrólise e o dispositivo chamado Cela Eletrolítica.


Concentração em Quantidade de Matéria

A concentração em quantidade de matéria consiste na relação entre a quantidade de matéria do soluto, expressa em mols, e o volume da solução em litros.
Dessa forma, a concentração em quantidade de matéria indica a quantidade de matéria presente em um litro da solução; por isso sua unidade é mol/L.
 Essa grandeza das soluções químicas também é denominada  molaridade, concentração molar, ou, ainda, concentração em mol/L. Essa última expressão e a que está sendo usada no título deste texto são as formas recomendadas pela IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada) e pelo SI (Sistema Internacional de Unidades).

Matematicamente, temos:
No entanto, em alguns problemas a quantidade de matéria é expressa em gramas e não em mol. Assim, é necessário fazer as devidas conversões ou utilizar a seguinte fórmula matemática deduzida abaixo:
  • Sabendo que a fórmula da quantidade de matéria (n1) é dada por:
n1 = m1
      M1
Onde:
m1= massa em gramas do soluto;
M1= massa molar do soluto em gramas por mol (g/mol).
  • Substituindo n1 na fórmula da concentração em mol/L, temos:
C = n1
       V

 

CURIOSIDADES

O que é uma solução aquosa?
É qualquer solução em que o solvente é a água, exemplo sal de cozinha dissolvido em água é uma solução aquosa de cloreto de sódio.

Qual a diferença entre concentração comum e densidade?
Concentração comum é a relação apenas entre o soluto e o solvente. Já a densidade é a relação existente entre a massa e o volume ocupado por determinada substância.

 

Leis dos Gases Ideais

Transformações isotérmicas, iscóricas e isobáricas


CURIOSIDADES

Por que os átomos se ligam?
Durante uma ligação química, os átomos liberam uma quantidade de energia, o que demonstra que os átomos ligados têm menor energia que separados.
Assim os átomos se ligam a fim de adquirirem estabilidade, pois quanto menor a energia maior a estabilidade.

ÁCIDOS, BASES E SAIS INORGÂNICOS

A reação de um ácido com uma base para produzir sal e água é chamada reação de neutralização
.
Ácidos
 
Ácidos têm sabor azedo.
Se íons hidrônio são encontrados em uma solução, a solução é ácida em natureza. Íons hidrônio (ou hidroxônio) são os únicos íons com carga positiva (cátions) formados quando um ácido é dissolvido em água. Todas as propriedades de um ácido se devem à presença destes íons. A fórmula química de um íon hidrônio é H3O1+.
Ácidos são conhecidos como 'doadores de prótons'.
Exemplos de Ácidos
Aqua Régia contém ácido Nítrico concentrado e ácido Clorídrico concentrado na razão 1:3. Aqua Regia significa 'Água Real' em Latim. Ela é usada para dissolver metais nobres como ouro e platina.
O leite contém ácido lático. Ácido lático é nomeado a partir da palavra em latim 'lac', que significa leite.
O vinagre é ácido acético bem diluído. O vinagre utilizado para fins culinários contém aproximadamente 4% de ácido acético. A fórmula química do ácido acético é CH3COOH.
O ácido sulfúrico é usado na manufatura de baterias de carro. Ele também é conhecido como 'Óleo de Vitriol'. A fórmula química do ácido sulfúrico é H2SO4.
O ácido carbônico é responsável pelo gás nos refrigerantes. O ácido carbônico se decompõe em bolhas de dióxido de carbono. A fórmula química do ácido carbônico é H2CO3.
Ácido Ascórbico é o nome químico da Vitamina C. Deficiência de Vitamina C no organismo pode causar uma doença chamada escorbuto. A fórmula química do ácido ascórbico é C6H8O6


Bases
 
Bases têm sabor amargo e são semelhantes ao sabão quando as tocamos.
Se íons hidroxila são encontrados em uma solução, a solução é básica em natureza. Íons hidroxila são os únicos íons com carga negativa (ânions) formados quando uma base é dissolvida em água. Todas as propriedades de uma base se devem à presença destes íons. A fórmula química de um íon hidroxila é OH1-.
Bases são conhecidas como 'aceitadoras de prótons'.
Exemplos de Bases
Anti-Ácidos ajudam a neutralizar a acidez (do ácido clorídrico) no estômago. Eles geralmente contêm duas bases, chamadas hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio. A fórmula química do hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio é Mg(OH)2 e Al(OH)3 respectivamente.
Hidróxido de Sódio é também conhecido como 'Soda Cáustica'. Sua fórmula química é NaOH.
Hidróxido de Potássio é também conhecido como 'Potassa Cáustica'. É usado na manufatura de baterias alcalinas. Sua fórmula química é KOH.
Amônia é um gás básico o qual é usado na manufatura de fertilizantes como a Uréia, nitrato de amônio e sulfato de amônio. A amônia é produzida para fins comerciais através do processo de Haber. Quando dissolvida em água, a amônia forma uma base conhecida como hidróxido de amônio. A fórmula química da Amônia é NH3
 


Sais
 
Um sal é definido como um composto formado pela substituição completa ou incompleta do íon hidrogênio de um ácido por um radical básico.
Um sal normal é formado pela substituição completa do íon hidrogênio de um ácido por um radical básico enquanto um sal ácido é formado pela substituição incompleta do íon hidrogênio de um ácido por um radical básico.
Exemplos de Sais
Sulfato de Sódio é um sal normal enquanto Bisulfato de Sódio é um sal ácido.
Cloreto de Sódio é solúvel em água enquanto o Carbonato de Cobre, Cloreto de Chumbo e Sulfato de Bário são insolúveis em água.
Carbonato de Sódio é usado na manufatura de detergentes e do vidro comum.
Sulfeto de Zinco é insolúvel em água enquanto Fosfato de Potássio, carbonato de Amônio e Cloreto de Bário são solúveis em água.
Nitrato de Amônio é usado na fabricação de fertilizantes. 



Referências: http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/materia/quimica/acids_bases_salts.html

MODELOS MOLECULARES

Modelos Moleculares

Geometria linear

Geometria triangular

Geometria angular

Geometria tetraédrica

Geometria piramidal

Geometria bipiramidal
Geometria octaédrica

Referência: http://www.infoescola.co/quimica/geometria-molecular/