segunda-feira, 18 de junho de 2012

Química Quântica

A Química quântica estuda conceitos relacionados aos elétrons presentes na eletrosfera de um átomo. Essa ciência tem como base os princípios da mecânica quântica, foram eles que inspiraram o pesquisador Werner Heisenberg (1901-1976) a propor um modelo quântico para o átomo. 
Antes de introduzir o conceito de Heisenberg, observe a eletrosfera de um átomo: 



Com base na imagem acima podemos afirmar que: 
- A eletrosfera, onde estão localizados os átomos, circula todo o núcleo atômico (composto por prótons e nêutrons); 

- Os elétrons estão em movimento constante demonstrado pelas órbitas (anéis azuis). 



Daria para saber onde exatamente um elétron se posiciona na eletrosfera? É claro que não, uma vez que estão sempre em movimento de rotação ao redor do núcleo. 

Foi baseado neste questionamento que Heisenberg criou o "Princípio da Incerteza" onde, como o próprio nome sugere, não se pode afirmar que exista uma órbita definida para o elétron. No mesmo parâmetro introduziu o conceito de Orbitais: local onde existe a maior probabilidade de se encontrar um elétron. 

Orbitais são considerados como nuvens onde se localizam os elétrons. Como a eletrosfera se localiza ao redor do núcleo, imagine os orbitais como sendo nuvens eletrônicas que circulam a parte central do átomo. Para um melhor entendimento, considere a ilustração: 

No desenho acima, os orbitais são representados pelas formas ovais roxas e azuis. Repare que o núcleo do átomo é caracterizado pela presença das esferas amarela e rosa (prótons e nêutrons). 


Referência: http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-quantica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário